quinta-feira, 2 de junho de 2011

SEB apoia movimento legítimo contra processo eleitoral para do DCE 2011

Acadêmicos da FURB têm debatido algumas questões relacionadas ao processo eleitoral para a gestão do DCE no ano de 2011.
Após analises do estatuto vigente do DCE, percebeu-se que o processo eleitoral está ocorrendo de forma ilegítima, ou seja, não está seguindo as normas e parâmetros do estatuto oficial.
Sendo assim, surgiu na universidade um movimento estudantil, que opõe-se a maneira pela qual os processos eleitorais estão se dando, e propondo alguns encaminhamentos legais para que a situação se regularize.
O CASEB - Centro Acadêmico de Secretáriado Executivo Bilíngue, apoia esta manifestação.
Nos reunimos ontem em dois momentos. Um enquanto entidade de representação máxima dos estudantes do curso de SEB, e outro reunindo boa parte das alunas, para esclarecer o que está errado e como deve-se agir neste processo.
Algumas acadêmicas do curso já definiram claramente o seu posicionamento como sendo favorável ao movimento.
Compartilhamos abaixo opinião sobre o assunto, expressa por uma aluna do SEB:



Um desabafo sobre o tal do movimento estudantil na FURB... por Tainá Nascimento
"Só gostaria de contrapor o comentário feito pela atual gestão do DCE da FURB, quando afirmou (sem argumentos sólidos) no Twitter que houve 'Armação para tentar deslegitimar o processo eleitoral da FURB! Abra o olho acadêmico!':

O estatuto em vigência que rege o DCE FURB é do ano de 1976.
Apesar de obsoleto, muitos artigos deste estatuto (que é o oficial e deve ser cumprido), não estão sendo observados, principalmente no que diz respeito à data da eleição de chapa e formação da comissão eleitoral deste ano, imposta pela atual gestão.

Então eu penso, será que levar esta questão ao acadêmico e/ou seus representantes trata-se de *armação*? Ou uma forma de oportunizar um novo debate para trilhar outro caminho para o movimento estudantil dentro da FURB?

Algo não está certo. Até quando vamos continuar aceitando que as coisas nos sejam impostas por um círculo vicioso?
A Universidade nos oportuniza muitas coisas. Uma delas é poder abrir nossa mente para o mundo e contribuir para que ele torne-se melhor de alguma forma.

Palavra de uma representante estudantil há três anos.
Um desabafo...
Reflitam, pessoal! ;)"

_____________

Texto de autoria de Tainá Nascimento, acadêmica de SEB e Vice-Presidente do CASEB.
Esse texto foi postado dia 1º de junho de 2011, está no perfil da Tainá no Facebook; e recebeu comentários positivos. 

O CASEB, como entidade de representação das acadêmicas de Secretariado apoia o Movimento Estudantil, e tem orgulho de suas acadêmicas, que sabem defender seus direitos, opiniões e idéias.

Um comentário:

  1. Qualquer tipo de "contra-posição" é válida, desde que fundamentada. É este o caso, não é uma oposição, mas sim um pedido de respeito aos regimentos que nos coordenam no cenário universitário.

    Por linhas superficiais, é possível perceber que algo se encontra fora do seu caminho normal, relativo à tais eleições do DCE.

    O Estatuto estabelecido em 1976, por mais antigo que o seja, há de ser cumprido em suas determinações, sobretudo no que tange ao processo eleitoral, pois é necessário se ter muita cautela ao realizá-lo.

    O Código Penal Brasileiro é de 1940 e muitos dos seus dispositivos encontram-se em pleno vigor, e aquele que o infringir será punido na forma positivada.

    Para tanto, se faz válido o que este Centro está fazendo, e embora seja pequeno, demonstra que as acadêmicas estão fiscalizando e acompanhando tal processo eleitoral, e não só pelo benefício de seu próprio curso, mas para a comunidade acadêmica em geral.

    ResponderExcluir