As novas regras do cartão de crédito começaram a valer para os novos cartões, no dia 1º de junho. Para os já existentes, as mudanças são válidas a partir de junho de 2012. Segundo o Banco Central, o objetivo da mudança é evitar o superendividamento das famílias.
Confira as principais alterações:
- Tarifas – serão permitidos apenas cinco tipos de tarifas: anuidade, emissão de 2ª via, saques, pagamento de contas no cartão e avaliação emergencial de limite de crédito.
- Exposição – as tarifas cobradas deverão estar disponíveis nas páginas das instituições financeiras na internet e nas agências.
- Cartões não solicitados e cancelamento – as agências são proibidas de enviar cartões não solicitados. O cancelamento deverá ser feito de forma imediata quando solicitado.
- Dois tipos de cartão
Básico: oferta será obrigatória e terá anuidade menor. Poderá ser usado para pagamentos.
Diferenciado: possui outros serviços acoplados como programas de recompensas ou benefícios. - Pagamento da fatura – A partir de 1º de junho, o cliente terá que pagar, no mínimo, 15% da fatura. Em dezembro deste ano, o índice sobe para 20%.
Atenção!
O cartão de crédito pode ser uma boa opção de pagamento, somente para quem não tem dúvidas sobre a própria capacidade de quitar a fatura em dia.
Fonte
Portal Intranet Bunge
Nenhum comentário:
Postar um comentário